Ciência, Imagens

‘Borboleta espacial’ capturada por telescópio


Esta é uma bolha de gás, conhecida por NGC 2899 – localizada entre 3 mil e 6,5 mil anos-luz de distância da Terra, na constelação da Vela -, em novo registro feito pelo Very Large Telescope (VLT) – do Observatório Europeu do Sul (ESO). O objeto, que se assemelha muito a uma ‘borboleta espacial’, nunca havia sido fotografado com detalhes tão impressionantes como agora.

As faixas de gás – com temperaturas superiores a 10 mil graus – da NGC 2899 se estendem a partir do seu centro até uma distância máxima de 2 anos-luz, brilhando intensamente em frente das estrelas da Via Láctea.

A elevadas temperaturas dos gases da bolha se dão à enorme quantidade de radiação emitida pela estrela-mãe da nebulosa – que faz com que o gás hidrogênio brilhe em um halo avermelhado ao redor do gás oxigênio (em azul).

Já o formato de borboleta, acreditam os cientistas, se dá porque a nebulosa possuiu 2 estrelas centrais: após uma ter chegado ao fim da sua vida, libertando suas camadas exteriores, a outra estrela está, agora, interferindo com o fluxo de gás, dando origem à estrutura de lóbulos.

Este tipo de forma bipolar é visível em apenas cerca de 10 a 20% das nebulosas planetárias – que, apesar do nome, nada têm a ver com planetas.

Com informações do ESO / Foto: ESO

Padrão

Um comentário sobre “‘Borboleta espacial’ capturada por telescópio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s