Dione dividida em curioso registro da sonda Cassini

Dione dividida em curioso registro da sonda Cassini


Nesta foto da sonda Cassini, da Nasa – a agência espacial americana -, o satélite natural Dione parece fatiada em dois pedaços pelos finos anéis de seu planeta, Saturno. A cena foi capturada a apenas 0,02 graus acima do plano dos anéis, em uma quase-perfeição milimétrica.

Dione exibe sua face mais marcante, da região de Cartago Linea, com estrias brilhantes no terreno acidentado da lua, à direita. A cratera Turnus – de tamanho médio, com 97 km de largura – é visível bem visível nesse registro da Cassini.

A imagem foi capturada em luz visível com a câmera de ângulo estreito da sonda Cassini em 25 de dezembro de 2015, adquirida a uma distância de, aproximadamente, 3,7 milhões de quilômetros de Dione.

A sonda Cassini foi lançada ao espaço em 15 de outubro de 1997 e orbitou Saturno por 13 anos, até um mergulho fatídico na atmosfera do planeta, em 15 de setembro de 2017. Entre as descobertas da missão, estão a de zonas potencialmente habitáveis de luas de Saturno e de um oceano subterrâneo em Encélado.

Foto: Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute, via Fotos Públicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s