Treinar durante inverno contribui para aumento da imunidade

Treinar durante inverno contribui para aumento da imunidade


Com informações da Selfit

Com a chegada do inverno do Hemisfério Sul – que chega mais rigoroso no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil -, a queda na temperatura costuma desestimular a prática de exercícios físicos: é uma tendência natural do ser humano aumentar a ingestão de alimentos mais calóricos e se movimentar menos nos dias mais frios, quando o organismo tende a acumular energia para se manter aquecido.

A continuidade dos exercícios físicos no inverno, no entanto, pode contribuir no combate ao sedentarismo – que traz vários riscos ao corpo e leva a diversas doenças – e para o aumento da imunidade do organismo e, por isso, não pode ser deixada de lado na estação mais fria do ano.

Atualmente, já estamos lidando com uma redução drástica da movimentação do corpo, por conta do isolamento social, que precisa ser combatida, pois a prática de atividade física é fundamental para ajudar a fortalecer a imunidade e manter a saúde em dia

Rafael Oliveira, educador físico da rede de academias Selfit

A recomendação é iniciar o treino com exercícios articulares e aquecimentos dinâmicos, exercícios técnicos e movimentos ou uma corrida leve, lembrando que o tempo dedicado ao aquecimento deve ser um pouco maior no inverno. “Se em dias normais 10 minutos são suficientes para o aquecimento, em dias frios deve-se dobrar esse tempo”, esclarece o educador físico da Selfit, Rafael Oliveira.

Depois de aquecer bem o corpo, você já pode partir para os exercícios que, durante a quarentena, podem ser feitos mesmo sem equipamentos ou qualquer tipo de acessório, e que leva, em média, 30 minutos.

Veja as dicas de exercícios para fazer em casa:

Panturrilhas

Com as duas mãos apoiadas na parede, dar um passo para trás, esticando as pernas e fazendo a flexão e extensão do tornozelo com o movimento do calcanhar para cima e para baixo;
Repetições: 3 séries de 15 a 20 movimentos.

Avião

Em pé, com os pés unidos, braços abertos como o Cristo Redentor e a coluna reta, movimentar o tronco para frente e levantar uma das pernas para trás, flexionando bem o joelho da perna que ficará apoiada no chão;
Repetições: 3 séries com cada perna, de 10 a 12 movimentos.

Corrida

Simular os movimentos de uma corrida sem sair do lugar;
Repetições: 3 séries de um minuto cada.

Abdominais

Deitar-se com a barriga para cima, esticar as pernas para o alto e fazer um pêndulo com as pernas sem tirar a lombar do chão. Conforme for ganhando resistência, aumentar o balanceamento do pêndulo, respeitando a estabilidade da coluna;
Repetição: 3 séries de 15 movimentos.

Aulas on-line gratuitas

E para auxiliar a todos que desejam manter-se saudáveis no inverno, a rede Selfit oferece, diariamente, aulas on-line em suas redes sociais e por meio dos aplicativos Self Sem Culpa (iOS/Android) e Selfit (iOS/Android).

A foto de capa é ilustrativa e não reflete o momento atual, de combate à pandemia de Covid-19; fique em casa e, se precisar sair, use máscara.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s