Telescópios completam mapa de raios-X da Via Láctea

Telescópios completam mapa de raios-X da Via Láctea


Há cerca de uma semana, os telescópios Astronomical Roentgen Telescope X-ray Concentrator (ART-XC) e eROSITA – cooperação entre as agências espaciais russa, Roscosmos, e alemã, DLR – completaram a varredura do céu em raios-X, um novo e rico mapa da Via Láctea. Os equipamentos vêm captado dados há, aproximadamente, um semestre, e fez descobertas além do resultado descoberto por outros telescópios. Cientistas russos processam dados de um lado do céu, e os alemães, com análise de fótons de raios-X, fizeram a varredura da outra metade.

O mapa inclui as primeiras imagens detalhadas em raio-X de gases quentes da Via Láctea, e o registro de buracos negros, estrelas binárias, etc. No coração da nossa galáxia, existe um buraco negro super massivo – conhecido como Sagitário A* – com uma massa de 4 milhões de vezes o Sol. Pontos azuis do mapa representam um grande número de fontes brilhantes e poderosas de raios-X.

Um milhão de fontes de raio-X foram registrados no mapa. Fenômenos como estrelas de nêutrons se fundindo, estrelas sendo engolidas por buracos negros e áreas de gases extremamente quentes, berçários de estrelas, também estão registradas pelo trabalho dos russos e alemães.

Para se ter uma ideia, a imagem é 4 vezes mais aprofundada que trabalhos realizados anteriormente, com 165 gigabytes de dados de todas as 7 câmeras.

Foto: Roscosmos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s